terça-feira, 8 de julho de 2008

Infinito Particular.

Hoje, ao sair do CCAA, fui dá uma olhada naquelas revistas que eu nunca compro (sobre física e tal)... E, numa delas, tinha um artigo de como estava se tornando uma 'terapia' escrever em blogs. Do tipo, as pessoas passam a se expressar e tendem a melhorar de doenças (desde as mais 'simples' que podem ser resolvidas com terapias e conversas, às mais 'complexas', como câncer: durante o processo de recuperação, os médicos aconselham que escrevam sobre o que estão sentindo em diários ou blogs). Ok, diário é até interessante, acho que eu mesma teria um se não odiasse tanto escrever (o ato, minha letra é horrível e a própria pratica com teclado faz com que eu ache bem mais prático digitar, abdicando de qualquer atividade que possa ser feita à mão para fazer no pc, inclusive ter um diário, podendo ter um blog). Mas, a diferença entre diários - blogs/fotologs/derivados, é que em um diário, é óbvio que aquilo ficará só pra você, portanto é mais fácil que se fale abertamente tudo o que está sentindo e revele segredos, já que aquilo é, ao menos teoricamente, individual... Mas e em um blog? E em um fotolog? Será que é apropriado, ou até mesmo seguro, que se falem tudo o que vêm à cabeça?

Durante minha experiência (falou a velha, lol) com internet, aprendi que não se deve revelar tantos detalhes sobre sua vida... Não que tenha aparecido um cara na porta da minha casa pra me seqüestrar, mas já houve caso de um conhecido de Fortaleza, que nem conversava tanto, chegar pra mim dizendo que me conhecia mais do que eu pensava e sair dizendo exatamente todo o grupo de amigos com quem eu andava, os locais que a gente freqüentava, saber com quem eu tinha deixado de falar, além de outros detalhes que eu nunca imaginaria que era tão fácil ter acesso, bastava acessar meu fotolog e ler os posts, fazer associações... Ou seja, só basta um pouco mais de interesse.

Desde então, comecei a pensar melhor no que escrever, se realmente vale a pena se expressar tanto a ponto que pessoas mais 'espertas', que entendam as entrelinhas, saibam como estou, atingindo a minha individualidade... Apesar de haver o lado bom, já que meu fotolog é uma ótima fonte para ver como eu 'avancei' e 'regredi' em diversos aspectos... Por outro lado, minha 'opção de vida' é mais voltada para um grupo restrito de amigos, levando em conta que ter muitos amigos é não ter nenhum e, divulgar minha vida dessa forma, pode acabar criando problemas.

Problemas? Claro! O que você escreve revela MUITO do que você pensa... E aí que os problemas aparecem: dos mais simples, desde interpretações erradas sobre o que você quis dizer com aquela música, até se tornar uma porta aberta para que pessoas tenham acesso a sua vida inteira, inclusive seus inimigos, que podem utilizar disso contra você. (este é até um dos motivos pelos quais diversos casais ao começarem a namorar, fecham fotolog, blogs, orkut.. TUDO!)

Oras, é óbvio que isso ocorre. E o mesmo ocorre com você, leitor, que ao passar horas na frente do pc, navega em diversos fotologs, passa a saber da vida de diversas pessoas... Sinceramente, apesar de às vezes me pegar fazendo esse tipo de coisa, não vejo nada de bom que venha a ser acrescentado em você através desses atos (poupe-me de pensamentos like 'mas vou ficar popular e saber de muita gente', assunto que espero tratar em outro post, apesar de ser algo que a vida se encarrega de ensinar.. ou não né, pessoas assim tendem a afundar cada dia mais, só lamento)... Mas continuando, só vejo problema! Vejo inveja surgindo, vejo ciúmes, vejo decadência! Vejo pessoas gastando horas de suas vidas atrás de fofocas, de pesquisar sobre os outros, em vez de se importar com sua própria vida! Aliás, se for ter uma analise crítica... O que seria hoje o msn? Nada mais do que uma praça do século XXI, em que pessoas tendem a passar HORAS conversando sobre a vida alheia, perdendo seu tempo e tendo seu 'lazer', tudo no conforto de sua casa.

Então, deixo a pergunta... Até onde é bom ter ‘veículos de comunicação’ como estes? Se por um lado é bom se expressar, até mesmo pra aprimorar sua forma de escrever, por outro pode gerar um vício ridículo e prejuízos às pessoas. E, bem, tendo em vista que há pessoas bem mais inteligentes, que escrevem bem melhor, do que terceiros que têm blogs/fotologs... Será que realmente vale à pena? Talvez sejam justamente por estas indagações que tenho deixado de postar aqui e no fotolog... Até porque, meu vício se tornou tão intenso, que me peguei anotando a passagem de um filme e pensando 'vai pro fotolog!'... Até onde isso vai? Porque já chegou ao extremo de ter brigas com amigos e até namorado por conta desse tipo de coisa... Será que vale mesmo à pena?

(não, não consegui título melhor :D vai essa música mesmo, pra não perder o costume... mas até que tem a ver :}).

3 comentários:

Gustavo Sabino disse...

internet veio como meio de facilitar a vida das pessoas, sendo que acaba estragando certos momentos da vida no qual você passa a ficar em casa o dia todo em vez de sair com os amigos ou fazer outra coisa do tipo.Pessoas que se expoem na internet são uns ridiculos =)

Anônimo disse...

Devolvendo o teu comentário. Ah, Ana, só tu mesmo pra notar certas coisinhas... Gosto dos comentários que tu faz no meu blog, fotolog, Orkut, essas coisas. São sempre criativos atenciosos, e bem particulares. Obrigada por ter tido a delicadeza e sutileza de ir visitar o meu blog e comentar por lá. É sempre bom saber que as pessoas comentam no seu blog quando não são forçadas a isso! AHAHAHAHA! Eu gostei bastante do teu blog... Não li todos os posts porque tava ansiosa pra comentar, mas li esse último e curti bastante. Minha intenção era escrever coisas como você, mas simplesmente não consigo! Meu estilo é outro. Consigo falar sobre essas coisas quando estou no MSN, conversando com alguém. Não consigo monologar sobre esses assuntos, ao menos que me dêem um tópico e peçam para que eu o desenvolva a bel prazer. Então decidi fazer uma espécie de blog-diário. Foi engraçado ler o que você escreveu sobre a terapia, e a escolha entre um blog ou um diário, onde a variante é justamente a privacidade. Acho que gosto tanto de escrever, que por isso mesmo que tenho ambos! Escrevo no meu diário quase todos os dias, e gosto muito dele... Acho que escrevo para que um dia eu releia ou alguém o leia. Escrevo coisas mais profundas, que realmente, como você disse, não se escreveria em blog. Se minha vida fosse como antes, eu escreveria mais coisas pessoais, do que eu sinto... Mas hoje fica difícil, já que me sinto responsável pelas coisas que cativo (leia-se Fábio) e talvez escrever tudo o que eu penso e sinto pudesse fazer com que ele se confundisse em vários aspectos. Por isso, escrevo no meu diário. Coisas bem aleatórias. No blog eu escrevo mais o que eu fiz ou deixei de fazer, no diário é algo bem mais assimétrico, desordenado, e até poético!

Espero que você continue entrando no meu blog... Se você criar um banner, button, ou qualquer coisa do tipo, eu te linko no meu blog, beleza? Ou então coloco só "blog da Ana", mas seria mais fofinho um button. =P Huhfauheauf. *Otaku gay.*


Beijo... =*

Henrique disse...

Nossa,gostei muitoo do que vc escreveu.Realmente é besteira se expor demais na internet, ma sas vezes nos deixamos levar e acaba acontecendo....

Ana add meu blog dpois :P